Os dois principais modelos do Candango

O Candango, uma cópia sob licença do Munga 4 alemão, que aparece na foto à esquerda, foi comercializado no Brasil com poucas variações basicamente em dois modelos: o Candango 4 e o Candango 2. A diferença está na quantidade de rodas tracionadas pelo motor. O Candango 4 tinha tração nas quatro rodas, enquanto o Candango 2 tinha tração apenas nas duas rodas dianteiras.

Como o Candango 4 tinha tração permanente e apresentava um desempenho inferior ao dos seus concorrentes no asfalto, a Vemag teve que acompanhar as necessidades de seus compradores e oferecer também um modelo com tração em apenas duas rodas. Muitos proprietários que utilizavam o Candango predominantemente no asfalto, retiravam o eixo cardã para deixar o utilitário “mais solto”.

No Candango 4 o freio de estacionamento está localizado ao lado direito do motorista, entre os dois bancos dianteiros, e aciona um pequeno tambor na entrada do diferencial traseiro, imobilizando portanto o eixo cardã. No Candango 2 o freio de estacionamento foi deslocado para o lado esquerdo do motorista e aciona, por meio de cabos, os freios traseiros. O “Candango 2”, possuia um desempenho bastante satisfatório no asfalto, comportando-se como um carro de passeio. (contribuição Allan Wagner Breder).

Houve ainda uma terceira versão do Candango, o Praiano, muito menos numerosa em termos de produção, que na verdade era uma simplificação do Candango 2. Era um modelo para uso na cidade e no litoral em atividades de lazer, fornecida apenas na cor azul claro, com rodas com aro 15, sem portas enm capota.

A Vemag não produzia a capota de aço e entregava o Candango com uma capota de lona. As capotas de aço eram produzidas em diferentes modelos por empresas independentes.

O Parabrisa do carro era rebatível e o sistema de partida era feito por meio de chave de ignição e interruptor (botão no pianel). – Contribuição Allan Wagner Breder.

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