Blue Cloud 2022

Sem possibilidade de realização em 2020 e 2021, por causa da Pandemia Covid-19, o tradicional 18º BLUE CLOUDEncontro Internacional de Veículos DKW-VEMAG será retomado em agosto. Os organizadores estão otimistas com a evolução positiva das condições sanitárias e a data está marcada: 25 a 28 de agosto, em Poços de Caldas, MG.

O BLUE CLOUD vem crescendo a cada ano e atraído admiradores da marca DKW de várias regiões do Brasil e, também, da Argentina e Uruguai. A última edição, realizada em 2019, contou com a participação de 137 veículos, dentre os modelos Vemaguet, Candango, Belcar, Fissore (fabricados no Brasil pela VEMAG) e outros fabricados na Alemanha e Argentina.

Esse ano, Poços de Caldas, no sul de Minas Gerais, completa 150 anos de fundação. O 18º Blue Cloud está incluso como evento no calendário oficial das comemorações. O local será o Parque José Affonso Junqueira e Palace Hotel, locais históricos centro da cidade, que são frequentemente mostrados em cenas de filmes e novelas. A Organização do evento, em alusão ao aniversário de Poços, pretende alcançar pelo menos 150 veículos presentes.

O modelo escolhido como destaque para o 18º Blue Cloud é o Fissore, apresentado ao público no 3º Salão do Automóvel, em 1962, portanto há há 60 anos. Dentre os modelos DKW fabricados pela VEMAG (Veículos e Máquinas Agrícolas), no bairro Ipiranga, em São Paulo, esse é o mais raro de ser visto. De 1964, quando saiu a primeira unidade da fábrica, até 1967, quando a produção foi encerrada, apenas 2638 foram produzidos, segundo fontes confiáveis da época.

No Fissore está presente o design italiano (Fissore é sobrenome do criador italiano do modelo), a engenharia automotiva alemã (que incluía o motor de 2 tempos, que se tornaria lendário) e a fabricação brasileira (com inúmeras introduções originais, incluindo modelos somente fabricados aqui). Sem condições de competir com outros fabricantes que instalaram fábricas em São Paulo, a VEMAG encerrou atividades em 1967.

Para saber mais sobre o 18º BLUE CLOUD escreva para blueclouddkw@gmail.com ou contacte Eduardo Alvisi, coordenador geral do evento pelo WhatSapp (35) 98806-0523

[Organização do 18º BLUE CLOUD01.03.2022 – Eduardo Alvisi/Bob Medeiros]

Deixe um comentário