Direção
. CAIXA DE DIREÇÃO: é constituída de pinhão e cremalheira. A folga
entre os dentes do pinhão e da cremalheira é regulável. O pino
limitador deve estar de 47 a 52 mm da cremalheira nos carros e peruas
e a 37,5mm nos Candangos. A folga axial do pinhão deve ser
imperceptível!
É indispensável renovar sempre a graxa ( especial de rolamentos, de
fibra longa cada 5.000 km ! ).
O aperto dos parafusos de fixação da caixa de direção no suporte do
chassis não deve ultrapassar 4,5kgm ou 32 libras pé!
2. GEOMETRIA DA DIREÇÃO:
a) Cambagem
É a inclinação das
rodas dianteiras
para fora,
tomando os
planos das rodas
divergentes com
referência ap
alto. Essa
inclinação se
estabelece
visando:
1. Compensar deformações elásticas do eixo sob efeito de carga,
evitando-se que fiquem as rodas, quando o veículo carregado,
inclinadas contrariamente, isto é, convergentes ao alto.
2. Uma distribuição mais favorável das cargas incidentes sobre os
rolamentos da manga de eixo sobre os mancais do pino mestre, pelo
efeito da inclinação de cambagem avizinhar o centro de apoio do
pneumático ao ponto de encontro do eixo pino-mestre com o solo. A
cambagem geralmente vem expressa em graus, pois representa o valor
de um ângulo. A cambagem correta do modelo 1000 é de 30′ + ou –
20′. A diferença entre as duas rodas não deve exceder a 30′.
b) Convergência
É a diminuição, à frente, da distância entre as rodas dianteiras, com
respeito à medida atrás. Os planos das rodas são pois convergentes à
frente, deixando de ser paralelas à reta de rumo do veículo. A
convergência se estabelece com a finalidade de compensar os
esforços atuantes sobre o quadrilátero da direção, oriundos da
inclinação da cambagem. A convergência é geralmente medida em
milímetros, estando na maioria dos casos compreendida entre 0 e 4mm.
C=B-A
A convergência correta DKW-VEMAG é de 2mm, com o veículo
carregado com 150Kg
c) Diferença dos ângulos de direção das rodas
Os ângulos formados pelas linhas dos eixos das rodas dianteiras com o
eixo do veículo, quando em uma curva, não são iguais, pois essas linhas
devem ter o seu ponto de encontro sobre a reta do eixo das rodas
traseiras, atendendo ao objetivo de se ter apenas rotação das rodas, ou
pelo menos, o mínimo de escorregamento. Os ângulos de direção das
rodas e, por conseguinte a sua diferença, são determinados pelas
características do quadrilátero da direção do veículo, previamente
projetado e especificado para atender à condição de escorregamento
mínimo. A diferença dos ângulos de direção é medida em graus.
No nosso carro modelo 1000, a diferença é de 2o 45′ + ou – 45′
colocando-se a roda interior à 20o.
d) Inclinação lateral do pino-mestre ( king-pin )
Os pinos-mestre, em torno dos quais giram os eixos das rodas diretrizes,
podem ser lateralmente convergentes com referência ao alto. essa
inclinação do pino-mestre, em relação à vertical, se denomina “
inclinação do pino-mestre”. è justificada por duas razões:
1. Faculta o avizinhamento do ponto de apoio do pneumático ao
ponto de interseção do eixo do pino-mestre com o solo ( melhor
distribuição de esforços ).
2. Confere certa estabilidade na direção de movimento do veículo. A
inclinação do pino-mestre se mede em graus.
No DKW-VEMAG temos uma inclinação de 8° 4′ + ou – 20′, não variável.
e) Caster
É a inclinação para a frente do pino-mestre. O plano que contém os
eixos dos dois pinos-mestre pode ser inferiormente inclinado para a
frente do veículo, de tal modo que o eixo do pino-mestre encontre o
solo em ponto adiantado do centro de apoio do pneu. A essa
inclinação do pino-mestre com relação à vertical, dá-se o nome de
avanço, incidência ou caster.
Essa inclinação é introduzida para se obter maior estabilidade na
direção de movimento do veículo. Essa estabilidade se entende com a
tendência que as rodas possuirão de retomar à sua posição de marcha
retilínea, quando voluntariamente ou não se deslocam as rodas do
rumo tomado pelo veículo.
Pelo caster as rodas são puxadas e não empurradas.
O caster do DKW-VEMAG 1000 é 18′ + ou – 48′ ( conforme a carga ).
Nota: a diferença entre as duas não deve exceder a 30.